Eu e o @ronaldotijucas participamos da RubyConf Brasil 2012 nos dias 30 e 31 de agosto de 2012 em São Paulo. Foi nossa primeira participação no evento.

O evento foi realmente impressionante. A organização não deixou nada a desejar. A sugestão do hotel, a escolha do local do evento, a pontualidade das palestras, tradução simultânea das palestras de inglês para português e das palestras de português para inglês.

A RubyConf é o espelho da comunidade Ruby: uma galera apaixonada pela plataforma e com foco muito forte na qualidade.

Enquanto outras plataformas agora é que estão começando a se preocupar com testes automatizados, deploy automatizados, versionamento de código e boas práticas, na comunidade Ruby é praticamente impossível você se “criar” se este tipo de coisa não é sua praia.

Enfim, voltando ao evento, foi muito legal ver de perto todos aqueles caras que eu sigo no twitter e que são grandes formadores de opinião.

Gostei muito da palestra do @danielvlopes falando sobre complexidades desnecessárias que você adiciona ao seu software. Bem a cara do Daniel – prático e certeiro!

Achei muito prática também a palestra do @fnando falando sobre design para programadores – este foi um tema que eu gostei muito, pois tem tudo a ver com o momento em que vivo.

Muito legal também ver o pessoal da @caelum comparando a resolução de um mesmo problema em diversas linguagens e enfatizando como é importante você conhecer a API da linguagem que você trabalha e também como é importante você usar a linguagem certa para o problema que você está tentando resolver.

O @josevalim deu uma aula sobre concorrência. O cara explicou concorrência de uma maneira muito simples. Queria ter aprendido desta forma na faculdade!

Mesmo que tudo estivesse ruim, só pelo fato de eu ter conhecido pessoalmente o @viniciusteles já valeu a pena.

O cara é um dos grandes influenciadores e pioneiro do Agile no Brasil. Eu sou um cara infectado pelo conteúdo gerado por esse cara. Já li seu livro, acompanho seus blogs, seu twitter, ouvi todos os podcasts da improve-it e acompanhei seus screencasts.

Batemos um papo bem bacana sobre Agile, as oportunidades do pessoal do interior e o ruido gerado na oferta de oportunidades do pessoal da cidade grande.

Fico pensando, às vezes, se pessoas como o @viniciusteles tem a dimensão de como o trabalho deles pode influenciar na vida de outros profissionais.

Fico devendo ao ronaldotijucas</a> por ter me apresentado os podcasts da Improve-It e agora por ter tido a cara de pau de chamar o <a href="http://www.twitter.com/viniciusteles">viniciusteles na RubyConf para batermos um papo e tirarmos uma foto. Ronaldo, se você ler isso, muito obrigado cara!!!

Foi muito legal também tirarmos uma foto no estilo #FridayHug para o @tenderlove. Foi muito emocionante!

Opa… me empolguei tanto e quase me esqueço de agradecer ao @akitaonrails. O cara estava lá ao melhor estilo like a boss. Sei que ele sempre fala que todo mundo ajuda e que a locaweb é um parceiraço (assim como outros). Mas ninguém pode tirar dele o mérito de ter sido o idealizador do evento e um dos grandes evangelistas do Ruby no Brasil. Obrigado pela oportunidade cara!

Em resumo: espero estar lá novamente no ano que vem – com mais experiência em Ruby e aproveitando ainda mais o conhecimento ofertado.