Ontem participei da primeira edição do Agile Alliance Florianópolis Open Space. O que dizer de um evento como este? Simplesmente fantástico.

open_agile_banner

open_agile_dashboard

Foi uma experiência única. A maior parte do evento era em Inglês, pois haviam participantes de vários países como, França, EUA e Austrália.

open_agile_host

Era bem comum você estar participando de uma sessão em Português e de repente “os gringos” invadirem a sessão e as discussões passarem a ser feitas em Inglês. Isto aconteceu em uma sessão onde eu era o host. Todos os meus convidados eram brasileiros e estávamos discutindo e estávamos discutindo em Português. De repente uma francesa e um americano entraram na jogada e todos nós passamos a discussão para o Inglês.

Eu gostaria de enfatizar isso, pois mais uma vez eu fui sensibilizado não só de como o Inglês é importante para a nossa área em particular, mas sim como uma ferramenta de inclusão social. Por isso meu amigo… keep studing English, ok?

open_agile_cezinha

A infra-estrutura não deixou nada a desejar. O cuidado com os participantes, o coffee-break, o almoço e até mesmo o cocktail de encerramento. O evento começou e terminou pontualmente. O pessoal da Agile Alliance é agile até nisso :-)

Gostaria de agradecer muito ao Samuel Crescêncio. Imagino que ele tenha se empenhado bastante para trazer o evento ao Brasil. O cara é, indiscutivelmente, uma das grandes figuras do movimento ágil no Brasil.

Agora é rezar bastante para que no futuro possamos ter mais edições do evento aqui no Brasil.